NOTÍCIAS

26/04/2018

Palestra dá boas-vindas aos novos profissionais da contabilidade sergipanos

Por Ana Paula Machado

 

Dia 25 de abril é de festa para os profissionais contábeis, data em que é comemorado o dia do Profissional da Contabilidade. Neste sentido, o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE) preparou uma programação diferente para o dia, com solenidade de entrega de carteiras, palestra sobre o sistema CFC/CRCs e posse dos representantes do Conselho nas regiões sergipanas.

Unir três momentos importantes, tanto para os profissionais que já fazem parte do sistema, quanto para os que receberam a certificação durante a solenidade, foi a nova roupagem dada pelo CRCSE para a cerimônia de entrega de carteiras, como explica o presidente do CRCSE, Vanderson Mélo.

"A solenidade foi instituída ainda quando estavávamos na vice-presidência de registro, numa época em que os profissionais não tinham a cultura de receber suas carteiras dessa forma. Lembro que as primeiras edições foram tímidas, até que se tornou uma solenidade grandiosa e concorrida. No evento de hoje, decidimos mesclar com a posse dos representantes do CRCSE no interior e também proporcionar uma palestra de boas vindas ao Sistema CFC/CRC´s com o vice-presidente do CFC, Aécio Júnior, para que os presentes pudessem conhecer o sistema e, dessa forma, fechar com chave de ouro, coroando ainda mais o nosso dia".

A turma teve como paraninfo o ex-conselheiro do CRCSE, contador Rogério Teles. "Uma honra poder participar da solenidade de entrega, a primeira da nova gestão, momento único na vida dessas pessoas que receberam a certificação. Durante o meu discurso tive a intenção de deixar para eles uma mensagem que marcasse esse primeiro momento de início da vida profissional", falou, emocionado, o paraninfo.

Primeiro vice-presidente do CRCSE de uma cidade do interior do Estado, o vice-presidente de registro, Alexsandro Melo, ressaltou a importância de a cerimônia ser realizada no dia 25 de abril. "Uma sensação inexplicável, um misto de alegria e emoção, por vários motivos, realizar essa cerimônia em uma data tão importante. Com certeza será inesquecível para esses novos profissionais" festejou o vice-presidente.

Juramentista da noite, Jéssica Carvalho, falou dá honra de representar a turma de novos contabilistas. "Foi um prazer, gratidão e honra imensurável, representar meus colegas e ter ea contabilidade como minha uma profissão que é tão importante para a sociedade".

A profissional, Márcia Alves de Carvalho Machado, que lida com a contabilidade há muitos anos, mas só pode retirar a certificação nesse momento, relatou sobre a emoção de receber o registro na data simbólica. "Me sinto honrada por receber a minha carteira, esperei um tempo para retirar e vim receber justamente no dia dos nossos profissionais, um momento especial e único".

Compareceram à cerimônia familiares e amigos dos mais novos registrados, representantes da contabilidade nacional e regional, entre eles, ex-presidentes do CRCSE, conselheiros e ex-conselheiros e presidentes de entidades contábeis do Estado, que abrilhantaram a noite.



Boas-vindas ao sistema CFC/CRCs

Antes de iniciar a solenidade de entrega de carteiras, o vice-presidente de desenvolvimento operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, apresentou para os presentes, e, principalmente, aos novos profissionais da contabilidade, o funcionamento do sistema CFC/CRCs, o mercado de trabalho para a classe contábil e o futuro da profissão.

"Acho extremamente importante que nesse momento em que a gente faz a entrega de carteiras, no momento que estamos recepcionando esses novos profissionais, possamos também apresentar o sistema e assim os aproximá-los do seu Conselho, até porque o futuro da nossa profissão depende de cada um de nós", explicou Aécio.



Posse dos representantes regionais do CRCSE

Com a modernização dos serviços ofertados, em especial os de Fiscalização, de Registro e de Educação Continuada, o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), dividiu o Estado em nove áreas representativas para atender às demandas e necessidades dos Profissionais da Contabilidade de todas as regiões sergipanas.

Para a representante do Centro Sul Sergipano II, contadora Cíntia da Silva Lima, as representações vão facilitar para que os profissionais possam estar mais próximos do Conselho. "Muito orgulho e satisfação, pois a área que fiquei responsável está afastada da capital e os profissionais não interagem com o Conselho. A contabilidade muda todos os dias e se não estivermos atentos não temos como acompanhar", frisou.

Segundo o representante da região Agreste Central Sergipano, Raoni Barbosa, é um desafio representar o Conselho em uma região do Estado que tem grande concentração de profissionais contábeis.

"É uma satisfação muito grande e um desafio, uma nova tarefa e espero que eu consiga atender as demandas dos profissionais do agreste, que são muitos e as expectativas do conselho diante das obrigações", disse o representante.

Os representantes credenciados terão mandato de até dois anos, coincidente com o do Presidente do CRCSE.