NOTÍCIAS

08/05/2018

Profissionais sergipanos com representações em comissões do CFC

A vice-presidente da Academia Sergipana de Ciências Contábeis (ASCC), Maria Salete Barreto Leite e o presidente o Sindicato dos Contabilistas de Sergipe (Sindcont/SE), Elson Amorim, estiveram reunidos no Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no mês de abril para iniciar os trabalhos das comissões do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e da Comissão Eleitoral.

Durante a reunião do PVCC foram discutidos os subprojetos do Programa, que são divididos em: Educação Fiscal, Educação Financeira, Observatórios Sociais e Viva Voluntário; a estruturação do PVC (planejamento, metas e ações de acompanhamento); a divisão de responsabilidade por região, as formas de divulgação; e o cadastro no CFC das comissões regionais.

"Ser integrante da comissão gestora é de uma importância grande para o profissional e poder ajudar aos regionais é de uma importância enorme, pois assim poderemos passar para os colegas a importância do Programa. Estarei responsável pela Educação Fiscal, trabalhando em parceria com a coordenação regional para que possamos fazer um bom trabalho", ressaltou a contadora Salete Leite.

O grupo do PVCC, coordenado por Elias Dib Caddah Neto (PI), tem como integrantes Cristiane de Fátima Rodrigues da Costa (PA), Maria Salete Barreto Leite (SE), Patrícia Pereira Castro (MS), Silvia Grewe (RS), Gretha Anice Furtado (PI), Adriano Gillioli (SP), Luis Antonio Ochesendorf Leal (RJ), Joana Dark Nascimento de Lima (PE) e Glaydson Trajano Farias (PB).

Já a Comissão Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade iniciou as atividades com a atualização do Termo de Cooperação Técnica entre o CFC e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), visando auxiliar nas prestações de contas eleitorais para as eleições de 2018.

Na pauta, os integrantes discutiram sobre os seminários nacional e regionais de Qualificação de Multiplicadores, previstos para junho; e, também, a atualização da cartilha "Contabilidade Eleitoral - Aspectos Contábeis e Jurídicos das Prestações de Contas Eleitorais de 2018", que deve ser concluída até o final de maio.

"Desde 2005 trabalho Contabilidade Eleitoral, e pela segunda vez estou entre os selecionados para desenvolver um trabalho visando à melhoria na qualidade da Contabilidade Eleitoral. O CRCSE, há muitos anos é participativo desse processo de qualificação da Contabilidade Eleitoral, seguindo a linha do CFC, construiu uma parceria com o TRESE", explicou Elson que ainda revelou que ocorrerão novidades sobre a comissão com lançamento em Sergipe.

A comissão tem como coordenador, João Altair Caetano dos Santos e integram a Comissão: Irene Silva Oliveira, Décio Vicente Galdino Cardin, Erón Junior Vieira Pessoa, Guilherme Valderedo Barbosa Guimarães, Alexandre Di Pietra, Elson Amorim Simões e Rodrigo Kich.

Para o presidente do CRCSE, Vanderson Mélo ter profissionais sergipanos nas comissões faz com que a contabilidade sergipana seja cada vez mais reconhecida nacionalmente. "É sinônimo de orgulho ter a presença dos profissionais sergipanos nessas comissões, que com certeza engrandecem a contabilidade do nosso Estado, pois são experientes e competentes naquilo que fazem", comemorou o presidente.