NOTÍCIAS

20/06/2018

Série de Reportagens: Conhecendo o CRCSE – Vice-presidência/Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina

Uma das competências do sistema CFC/CRCs é a fiscalização do exercício da profissão contábil. Neste sentido, a vice-presidência/câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), julga processos de pessoas físicas, jurídicas e organizações contábeis, além de determinar diligências necessárias para o julgamento e atender, quando solicitada, a consultas a respeito de fiscalização do exercício profissional.

Segundo o vice-presidente da Câmara, Cleaylton Ribeiro, um dos principais trabalhos da Câmara é preservar o profissional. "Temos um propósito maior na câmara que é proteger o usuário da contabilidade, sempre buscando a valorização da imagem da profissão, através da conscientização da classe contábil".

A vice-presidência de Fiscalização, Ética e Disciplina tem também como atribuições: elaborar o plano de fiscalização e submetê-lo a apreciação do Presidente, que deverá encaminhá-lo ao Plenário até a última sessão ordinária de outubro; aprovar, preliminarmente, os processos de infração às normas que regulam o exercício da profissão e da exploração da atividade contábil, dentro de sua área de competência; decidir, quando convocada, consultas a respeito de fiscalização no campo de sua competência.

"Para que todos os requisitos sejam executados estamos desenvolvendo um projeto junto com a Câmara de Desenvolvimento Profissional e de Registro, que é de levar em forma de palestras conhecimento a respeito da funcionalidade da Câmara de Registro e de Fiscalização Ética e Disciplina, orientando a classe a desempenhar suas atividades de forma correta segundo os preceitos da ética da nossa profissão e demais legislação que disciplina a nossa atividade", explicou o vice-presidente.

A câmara de fiscalização, ética e disciplina é composta por seis integrantes: o coordenador, contador Cleaylton Ribeiro de Gonçalves; o técnico em contabilidade Robespierre Arcieri Santos; o contador Marcelo Eduardo Leite Maciel; o contador Paulo Alberto Mesquita Amado Neto; o contador, Jorge Luiz dos Santos e o contador Pedro Jadson dos Santos Ricarte.