NOTÍCIAS

19/06/2018

Sergipanos participam de prova da primeira edição do Exame de Suficiência 2018

Por Ana Paula Machado

Na manhã do último domingo, 17, milhares de candidatos estiveram presentes nos locais de prova em todo país para mais uma edição do Exame de Suficiência. Em Sergipe não foi diferente. Cerca de 350 candidatos realizaram o exame, cuja aprovação possibilita a obtenção do registro profissional nos Conselhos Regionais de Contabilidade.

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o número exato de inscritos que fizeram o Exame foi de 43.860 e o índice de abstenção foi de 9,9%. Os candidatos se submeteram a quatro horas de provas, sendo cobrados os conhecimentos de Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Controladoria; Noções de Direito e Legislação Aplicada; Matemática Financeira e Estatística; Teoria da Contabilidade; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil; e Língua Portuguesa Aplicada.

A Comissão de Jovens Lideranças Contábeis de Sergipe esteve no local de prova em Aracaju para desejar boa sorte aos candidatos. "A ação desenvolvida pela Comissão de Jovens Lideranças Contábeis, de recepção aos bacharéis e estudantes no Exame de Suficiência, visa fortalecer a relação entre os jovens profissionais e o Conselho de classe. É uma forma de, desde o início, o profissional conhecer e participar de eventos desenvolvidos pelo CRC e se conscientizar da importância da educação continuada", explicou a coordenadora da comissão, Priscila Cândida Reis.

Para o candidato e membro da Comissão de Jovens Lideranças, Clécio Silva Santos, o exame é importante para identificar os bacharéis que estão aptos para exercer a profissão.

"Diante de tantas ofertas de graduação no curso de Ciências Contábeis no mercado, muitos profissionais são formados, e é aí onde o Exame entra, é necessário peneirar para saber quem está pronto para exercer a profissão. Para mim, que estou na expectativa quanto a aprovação, tenho a consciência de que só entrarei no mercado de trabalho se realmente estiver preparado, caso contrário, é estudar mais e tentar novamente" ressaltou.

Já a candidata Andrea Nascimento considera o exame como um encerramento de ciclo. "O exame é essencial, além de garantir que os profissionais que estão no mercado estejam preparados é o fechamento de um ciclo e início de outro. Uma vez que se deixa de ser bacharel em contabilidade e passa a ser um contador de verdade".

O gabarito preliminar das questões objetivas encontra-se nos sites da Consulplan (www.consulplan.net) e do CFC (www.cfc.org.br) e a relação final de aprovados será publicada no Diário Oficial da União (DOU) em até 60 (sessenta) dias, contados a partir da data de aplicação da prova.

Fale com o Presidente

Eventos