NOTÍCIAS

28/06/2018

Comissão nacional e estadual do PVCC reúne-se no CFC

Integrantes da Comissão Nacional e estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), mantido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), se reuniram na tarde de terça-feira, 26, no Plenário do CFC, em Brasília (DF), para apresentação do Programa aos novos membros e para definição do Plano de Trabalho para os próximos anos.

O conselheiro do CFC e coordenador nacional do programa, Elias Caddah, ao abrir os trabalhos disse que "a reunião tem o objetivo de alinhar o pensamento da gestão com os representantes de cada estado para que as metas sejam atingidas". Segundo Elias, o PVCC é um dos programas mais importantes do CFC. "Conseguimos importantes parcerias ao longo desses anos que projetaram, ainda mais, a importância da contabilidade no cenário contábil social brasileiro".

Caddah aproveitou a oportunidade para apresentar qual o papel do PVCC e os seus respectivos subprogramas. Segundo ele, o programa de voluntariado visa sensibilizar os profissionais da contabilidade sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. "Por meio do programa, a classe contábil disponibiliza seus conhecimentos em ações sociais de voluntariado organizado, registrando, mensurando e avaliando os resultados das atividades voluntárias empreendidas pelos profissionais da Contabilidade". Atualmente, o PVCC é composto por mais de 7500 voluntários.

Os subprogramas do PVCC apresentados por Caddah são Educação Fiscal, com os Núcleos de Apoio Contábil Fiscal (NAF) e destinação do funcriança e fundo do idoso; Educação Financeira; os Observatórios Sociais e as ações de voluntariado. No período da tarde, a comissão discutiu sobre os relatórios das ações e, na ocasião, o conselheiro do CFC e vice-presidente do Observatório Social, Pedro Gabril falou sobre a capacitação para mobilização, criação e gestão dos Observatórios Sociais.
O Programa de Voluntariado da Classe Contábil foi criado há mais de dez anos, na gestão da ex-presidente Maria Clara Cavalcante Bugarim. A primeira ação no que diz respeito à prática do voluntariado, ocorreu durante o 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado em agosto de 2008, na cidade de Gramado (RS), ocasião em que o CFC firmou parceria, à época, com a organização não-governamental Ação Fome Zero, com a finalidade de viabilizar o apoio do Sistema CFC/CRCs ao programa Nacional de Alimentação Escolar.

Para a coordenadora do PVCC em Sergipe, a contadora Lana Veiga, a reunião abordou temas e diretrizes importantes a serem executados nos próximos anos. "A reunião foi extremamente produtiva com os novos passos nacionais do programa, a exemplo da inclusão do NAF. Durante o encontro tivemos a oportunidade de conhecer os outros coordenadores dos Estados e explanar as ações desenvolvidas pelo PVCCSE".


FONTE
CFC