NOTÍCIAS

04/07/2018

Série de Reportagens: Conhecendo o CRCSE – Vice-presidência/Câmara de Controle Interno

A terceira reportagem da Série: Conhecendo o CRCSE traz as atribuições e explicações sobre a Vice-presidência/Câmara de Controle Interno do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE).

De acordo com o vice-presidente e coordenador da Câmara de Controle Interno do CRCSE, o contador Francisco Lima, o setor trabalha diretamente com a presidência da entidade. "Na prática a Câmara de Controle Interno tem um papel muito importante junto à presidência do CRCSE, pois é ela que analisa todo o trâmite da Receita e Despesa do Regional, verificando documentalmente toda legalidade do registro da Receita Pública e da realização da Despesa Pública".

A câmara de Controle Interno tem como atribuições examinar as demonstrações das receitas arrecadadas, verificando se as parcelas devidas ao CFC foram remetidas corretamente e com observância dos prazos estabelecidos; controlar o recebimento de legados, doações e subvenções; examinar os comprovantes de despesas pagas, quanto à validade das autorizações e quitações respectivas; dar parecer sobre a prestação de contas, os balancetes mensais, os balanços do exercício, os relatórios de gestão e os pedidos de abertura de créditos especiais e suplementares, a serem submetidos ao Plenário; dar parecer sobre a proposta orçamentária apresentada pelo Presidente, encaminhado-a ao Plenário, até a última sessão ordinária de outubro; examinar as prestações de contas dos agentes e delegados, depois de conferidas pelo setor competente; fiscalizar, periodicamente, a Tesouraria e Contabilidade, examinando livros e demais documentos relativos à gestão financeira, o que constará, obrigatoriamente, de seu relatório mensal; emitir pareceres sobre subvenções e processos de licitação; examinar as Demonstrações Contábeis e prestações de contas do órgão, que serão encaminhadas ao Conselho Federal de Contabilidade.

Ainda, segundo Francisco, a Câmara presta contas juntamente com o setor contábil do CRCSE para órgãos responsáveis por transparência. "Atuamos junto com o Setor Contábil do Conselho na confecção da prestação de contas anual e no relatório de gestão, que é encaminhando ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e posteriormente ao Tribunal de Contas da União. Participamos como colaboradores no acompanhamento das auditorias internas do CFC realizadas em nosso Regional", finaliza o vice-presidente.

A câmara de Controle Interno é composta pelos seguintes integrantes: o coordenador, contador Francisco José Alves Correia Lima; o técnico em contabilidade Robespierre Arcieri Santos; a contadora Gilvânia Andrade do Nascimento; a contadora Cristina Ribeiro de Lisboa Sucupira; o contador, Cleaylton Ribeiro de M. Gonçalves; e o contador Edson Souza de Jesus.