NOTÍCIAS

18/07/2018

FBC realiza curso sobre Prestações de contas eleitorais 2018 em Aracaju

O ano de 2018 é período de eleições no país e, com isso, a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), promoveu nos dias 16 e 17 de julho, na capital sergipana, o curso sobre "Prestações de contas eleitorais 2018 - Aspectos contábeis e jurídicos - Visão teórica e prática contábil".

O evento, que foi aberto também para estudantes de Direito, de Ciências Contábeis, e interessados na área, teve como objetivo orientar profissionais da área contábil, candidatos, dirigentes de partidos e advogados sobre as normas a serem observadas nas eleições deste ano.

Com duração de 13 horas, o curso focou na aplicabilidade da Legislação Eleitoral, com ênfase na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 23.553/2017, que dispõe sobre a arrecadação e os gastos de recursos por partidos políticos e candidatos, e sobre a prestação de contas nas eleições 2018.

"Com 20 anos de história, a FBC é presidida pelo contador Adeildo Osório de Oliveira, tem conselho composto por presidentes de entidades contábeis, o CFC, Ibracon, Fenacon e Abracicon e tem a missão de promover a capacitação, a educação continuada dos contabilistas, contadores. Por este motivo, realizamos este curso que trouxe aos profissionais envolvidos nas questões eleitorais", afirmou a diretora operacional da FBC, Sandra Elvira Gomes Santiago.

Para o vice-presidente de desenvolvimento operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior a entidade busca reforçar, nesses eventos, a importância do profissional contábil na prestação de contas eleitorais.

"A participação do profissional da contabilidade em todo o processo de acompanhamento dos gastos de campanha e prestação de contas eleitorais é imprescindível. É chegado o momento de assumirmos um protagonismo nesse processo. A sociedade clama por transparência e nós podemos fazer a diferença. Eventos como esse são de extrema importância pois visa qualificar os profissionais a assumirem esse papel de destaque", relatou o vice-presidente.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), Vanderson Mélo, o evento foi o primeiro de uma sequência que as entidades farão para tirar dúvidas sobre o tem. "Estamos preparando vários eventos com a temática pois uma contabilidade eleitoral bem efetuada permite uma maior transparência em relação às campanhas eleitorais".