NOTÍCIAS

24/07/2018

Nova gestão CRCSE – seis primeiros meses

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Sergipe (CRCSE) continua com o foco de agir em prol do profissional contábil, cumprindo prerrogativas, pensando no profissional e nas necessidades da sociedade sergipana. Dessa forma foram os trabalhos durante os seis primeiros meses da nova gestão, iniciada em janeiro de 2018.

Para o presidente do CRCSE, Vanderson Mélo, os primeiros meses da gestão foram direcionados à valorização do profissional contábil do Estado de Sergipe. "Esses meses foram pautados na valorização do nosso profissional, como também na normatização interna, nomeação dos novos representantes regionais e formalização das comissões, dando uma nova roupagem ao que já existia. Em relação aos profissionais do interior do Estado, refizemos a distribuição geográfica dos nossos representantes, que ficarão mais próximos do Conselho em virtude de uma regionalização mais próxima da realidade. Além disso, fortalecemos as parcerias que mantemos com as entidades públicas e privadas, em assuntos inerentes à classe contábil. Para o próximo semestre pretendemos continuar prestando um serviço de qualidade aos profissionais e a sociedade" disse o presidente.

Nesses primeiros seis meses diversas parcerias e visitas foram realizadas a fim de fortalecer os laços com os órgãos que caminham junto com o Conselho de Contabilidade, visando sempre defender interesses da classe contábil. Foi realizada a primeira entrega de carteiras de registro profissional do ano, que reuniu profissionais, amigos e familiares, com palestras de boas-vindas ao sistema CFC/CRCs oferecida aos novos profissionais, ministrada pelo vice-presidente de desenvolvimento operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), contador Aécio Prado Júnior.

Além de inúmeros eventos foram realizados, concretizou-se a obra de ampliação e reforma da sede do CRCS e foi criada a Comissão de Estudos de Auditoria e Perícia Contábil, além do apoio à indicação de profissionais sergipanos em comissões do Conselho Federal de Contabilidade. Destaca-se, ainda, o apoio ao processo Seletivo Simplificado de Contratação Temporária de contadores para atuação no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) e ações de divulgação da classe contábil sergipana em veículos de comunicação do Estado, especialmente em programas de TV, Rádio, impresso e online. Foi implantada também a Série de Reportagens: Conhecendo o CRCSE para que os profissionais e a sociedade conheçam o Conselho e as atividades por ele executadas.

Um dos pilares da gestão, seguindo a anterior, continua sendo a educação continuada, com cursos, palestras e eventos, sendo que nesse primeiro semestre de 2018 foram realizados 18 cursos, 5 palestras e 7 outros eventos.

No período, a partir do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e do Projeto Mulher Contabilista foram realizadas ações sociais em prol da sociedade sergipana. Esses eventos foram realizados com inscrições solidárias, permitindo ao CRCSE realizar entregas de alimentos arrecadados, bem como material de higiene pessoal à diversas instituições filantrópicas do Estado.

A campanha ‘DESTINAR`, que consiste em disponibilizar parte do Imposto de Renda devido ao Fundo da Criança e do Adolescente, realizada em parceria com a Receita Federal do Brasil e Prefeitura Municipal de Aracaju, obteve grande êxito, cujo resultado foi superior a 178% em relação ao ano anterior.

 

Assuntos Administrativos

Nos primeiros seis meses da gestão, a vice-presidência Administrativa do CRCSE assessorou os trabalhos da Presidência em consonância com a Diretoria Executiva e Assessoria Jurídica nos atos realizados pela atual gestão, principalmente em melhorias nas ações do Setor de Cobrança e em processos licitatórios, com destaque para a reforma e ampliação da sede do CRCSE.

O vice-presidente de assuntos administrativos do Conselho, Ionas Mariano, falou sobre os planos para os próximos meses de gestão. "Não estamos medindo esforços em buscar a inovação para a classe, a exemplo de uma nova sede, com instalações confortáveis, para que possamos levar grandes eventos de capacitação."

 

Controle Interno

Segundo o vice-presidente de Controle Interno do CRCSE, Francisco José Alves Correia de Lima, a união da equipe facilitou para que o trabalho seguisse da melhor forma. "Temos certeza que com a união cada vez maior desse grupo coeso de Conselheiros, onde se tem trabalhado bastante com a nossa cobrança, com o nosso Desenvolvimento Profissional, levando às Faculdades a importância de nosso Conselho e conscientizando os profissionais que com um Sistema cada vez mais forte, teremos profissionais valorizados, mas que para isso tem-se que ativar os seus Registros e atualizar os débitos, e ao final de 2018 teremos um resultado positivo economicamente e de orgulho por parte de nossa classe", falou.

 

Registro

Em abril aconteceu a primeira entrega de carteiras de registro profissional do CRCSE de 2018, primeira da nova gestão e sob o comando do novo vice-presidente, com uma novidade, uma palestra de boas-vindas ao sistema CFC/CRCs.

Segundo o vice-presidente de Registro do Conselho, Alexsandro Melo, os processos referentes a câmara são discutidos em parceria com os todos os membros. "Fazemos questão de que todos os integrantes da câmara participem e tenham voz ativa nos projetos e metas para que assim possamos escolher a melhor forma de atender ao sistema e principalmente ao profissional", ressaltou o vice-presidente.

 

Desenvolvimento Profissional

Passados os seis primeiros meses do ano de 2018, a Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRCSE continua sendo uma das mais ativas da entidade, prezando pela atualização e aperfeiçoamento de profissionais e estudantes em diversos temas importantes para a contabilidade.

"Estamos procurando atender além das demandas de cursos e eventos que são realizados pelo Conselho, implementar algumas ações como: retomar os convênios com as Instituições de Ensino Superior (IES), oferecendo descontos para profissionais e funcionários, estreitar a relação CRCSE e as IES, através do Projeto Sábado do Saber. Este projeto, onde o Estado de Sergipe é o segundo a realizar essa iniciativa, tem como objetivo proporcionar conhecimento gratuito aos alunos de todas as Instituições de Ensino Superior do Estado. Além disso, já estamos preparando o calendário para o segundo semestre de 2018, com muito mais cursos, eventos e palestras, sem contar outras novas ações para a classe contábil do estado de Sergipe", explicou a vice-presidente de desenvolvimento profissional Gilvânia Nascimento.

 

Fiscalização, Ética e Disciplina
Após seis meses de gestão, na Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina, o trabalho está crescente, onde podemos conferir que até o mês de junho/2018 foram agendadas 212 fiscalizações, das quais se materializaram em 37 processos, 90 notificações e 8 denúncias apuradas.

"Para os próximos meses pretendemos ainda fazer uma capacitação com todos os membros da Câmara para contribuir cada vez mais com o aperfeiçoamento da fiscalização e orientação", disse o vice-presidente da câmara Cleaylton Ribeiro.

 

Representação para os Técnicos em Contabilidade

Os técnicos em Contabilidade, registrados no CRCSE, tem representação ativa para que todos sejam ouvidos e tenham as demandas atendidas. "Temos acompanhado o Presidente do CRCSE, em companhia de alguns conselheiros em reuniões e visitas institucionais. Participamos também de reuniões internas com o setor de cobrança, e com a Diretoria Executiva buscando algumas ações como a melhorias em relatórios e demonstrativos qualitativos e quantitativos visando dar subsídios ao acompanhamento da gestão administrativa e financeira do CRCSE", afirmou o representante dos técnicos em contabilidade, Jenilton Gomes.