NOTÍCIAS

01/10/2018

Fórum Sergipano de Perícia reúne peritos contábeis de todo o país

Por Ana Paula Machado

O Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE) e a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de Sergipe (Apejese), com o apoio da Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (FEBRAPAM), Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE), realizaram, nos dias 27, 28 e 29 de setembro, o 3° Fórum Sergipano de Perícia Contábil.

O Fórum, que teve como tema ‘A perícia contábil: Conhecimento especializado para a solução de litígios`, trouxe para os participantes palestras sobre a prova pericial e a concretização da Justiça; o olhar do magistrado nas ações que envolvam a apuração de haveres e lucros cessantes; perícia financeira; entre outras.

Segundo o presidente CRCSE, Vanderson Mélo, o evento abre portas para que mais profissionais tenham interesse na perícia contábil. "Um evento de suma importância, que vai mostrar mais uma vez um dos pontos mais destacados pelo CRCSE que é a educação continuada. Realizar esse evento anualmente faz com que mais profissionais se interessem pela área e os peritos contábeis possam ter novos conhecimentos no tema".

Para o presidente do TJ/SE, que proferiu a palestra de abertura do evento a perícia de excelência é decisiva para os magistrados. "Existem feitos em que a complexidade do tema requer a necessidade da perícia, oferecendo ajuda especializada aos juízes. Especialmente nos tempos de hoje, quando os processos exigem conhecimento de determinada ciência, a exemplo da contabilidade, que é com muita frequência utilizada", disse o presidente.

"Estamos sempre em busca de aperfeiçoamento e novos conhecimentos para que nosso trabalho seja executado com a melhor qualidade possível, a nossa associação existe há cerca de trinta anos com o objetivo de apoiar o Judiciário na justa solução de conflitos", ressaltou o presidente da Apejese, João Teles de Menezes sobre a importância dos peritos contábeis.

 

VII CONAPE

Na noite de abertura do evento também houve o lançamento do VII Congresso Nacional de Perícia (CONAPE), que acontecerá na capital sergipana em novembro de 2019, terá como tema ‘4ª Revolução e a Perícia em Evolução`. Aracaju é a primeira capital do Nordeste a sediar o evento.

"Hoje se fala muito de 4ª revolução industrial e seus impactos. A ideia nessa sétima edição do CONAPE é contextualizar a perícia nesse contexto em que vivenciamos uma mudança extremamente significativa nas relações interpessoais, corporativas e no direito, por consequência, no judiciário", explicou a presidente da FEBRAPAM, Sandra Batista.

Ainda de acordo com a presidente, a perícia precisa estar sempre em evolução. "O congresso é multidisciplinar dado a complexidade das questões que são submetidas à perícia e que envolvem várias áreas do conhecimento, a exemplo da contabilidade ambiental, administração, engenharia, grafotécnica e medicina do trabalho. Os temas serão apresentados por especialistas na área dentre eles, expoentes do judiciário, peritos, autores e profissionais do direito. Será uma ótima oportunidade para a renovação do conhecimento e de relacionamento".

Em breve todas as informações sobre o VII CONAPE.