NOTÍCIAS

14/11/2018

Estudantes da UFS/ITA são destaque na Olimpíada Brasileira de Contabilidade

Por Ana Paula Machado

Em agosto de 2018, 30 alunos do departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus de Itabaiana, participaram da Olimpíada Brasileira de Contabilidade.

A primeira fase da competição teve como objetivo selecionar os 5 melhores alunos de cada instituição para competirem na fase nacional. As 17 instituições participantes, de todo o Brasil, selecionaram mais de 80 alunos para a segunda etapa.

A UFS/ITA, única participante do Estado na competição, selecionou os alunos Valdenes Rodrigues de Rezende, Winicius Borges dos Santos, Verônica de Andrade Mendonça, Gabriel Santos de Jesus e Yago Luiz de Oliveira Feliciano que participaram da etapa nacional da competição no dia 20 de outubro.

Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), Vanderson Mélo, a conquista da Instituição de Ensino e dos estudantes é um importante ganho para a classe contábil sergipana. "É uma conquista não só de Itabaiana e nem da UFS. É uma vitória do estado e dos profissionais de contabilidade de Sergipe. O CRCSE parabeniza os nossos alunos, o que demonstra o excelente nível das nossas instituições de ensino e dos seus professores. Esses êxitos só têm a valorizar ainda mais a nossa profissão".

A UFS/ITA encerrou a competição como a melhor do Nordeste e a 2º melhor do Brasil quando comparada à média dos 5 alunos representantes, tendo também um desses entre os 3 discentes premiados na competição. Os três primeiros colocados foram homenageados na palestra de abertura do departamento de ciências contábeis durante a V Semana Acadêmica da Instituição (SEMAC), realizada no último dia cinco de novembro, em que o presidente Vanderson Mélo realizou uma palestra sobre o sistema CFC/CRCs.


Participação dos alunos na Olimpíada

Desde 2017 os alunos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), mais especificamente do campus de Itabaiana, participam da Olimpíada Brasileira de Contabilidade, entre os dois anos houve diferença na participação dos estudantes, tendo no primeiro ano uma participação que poderia ter desanimado.

"Os nossos alunos foram muito valentes e concorreram com instituições já acostumadas com o processo de avaliação da Olimpíada, a vontade de vencer e fazer diferença fez com que eles alcançassem a melhor média do Nordeste e a segunda melhor do Brasil. Ficamos ainda mais orgulhosos pelo fato de um dos nossos alunos, o Valdenes Rezende, ter alcançado a 3º colocação na competição à nível nacional, tendo sido o 1º lugar do Nordeste. Ficamos também nas três melhores colocações do Nordeste, ocupadas por Valdenes Rezende, Verônica Andrade e Winicius Borges, respectivamente", festejou a professora Nadielli Galvão.

O aluno do oitavo período do curso, Valdenes Rodrigues de Rezende, conseguiu na Olímpiada números relevantes para o Estado de Sergipe, para o Nordeste e nacionalmente, alcançando a 3º colocação à nível nacional.

"No momento em que recebi o resultado da Olimpíada senti uma mistura de surpresa, alegria, satisfação, e acima de tudo, gratidão. Senti que cumpri meu dever, mas por detrás desse resultado houve muita dedicação minha e de pessoas ao meu redor, e por isso sou grato. Sinto que essa conquista não é somente minha, mas de toda a UFS. Fruto na renovação, de pessoas que buscam fazer o curso de Ciências Contábeis cada dia melhor. Me senti surpreso em ser 3° colocado, pois iniciei a primeira etapa (OIC) apenas pensando em está na segunda etapa (OBC), cheguei lá e me mostraram que eu podia mais, e eu consegui", comemorou o estudante.