NOTÍCIAS

27/11/2018

Inauguração da Sala do Contador

Desde a última sexta-feira, 23, os profissionais da contabilidade de Sergipe contam com um novo local, na sede do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), para facilitar o acesso aos sistemas e consultas no âmbito da Corte de Contas, a Sala do Contador`.

A Sala do Contador estava entre um dos antigos pleitos da classe em virtude da grande demanda de profissionais que atuam na área pública, tendo em vista que todas entidades públicas jurisdicionadas ao Tribunal precisam de um profissional em contabilidade para assinar as suas prestações de contas.

A solenidade de inauguração da Sala CRCSE - Contador Almir Pereira Biriba, homenageia uma das personalidades da Contabilidade Pública do Estado, ex-conselheiro do CRCSE e ex-secretário-geral do TCE/SE.

Segundo o presidente do CRCSE, Vanderson Mélo, a inauguração da sala é um marco para o reconhecimento da profissão contábil. "A partir desta data os profissionais de contabilidade que atuam no TCE/SE terão espaço de apoio e suporte para realizar as suas consultas a processos, relatórios e assuntos diversos relacionados aos seus clientes", destacou Vanderson.

De acordo com o presidente do TCE/SE, conselheiro Ulisses Andrade, foi uma honra inaugurar e promover o momento.

"Estou pessoalmente muito feliz e honrado em poder promover e participar de cerimônia tão representativa para os contadores, para os servidores desta Casa e para a própria sociedade sergipana. São os contadores que assinam e interagem tecnicamente com os processos dos gestores que têm suas contas examinadas pelo TCE no cumprimento das funções constitucionais da Corte de Contas, que são a fiscalização e o controle da aplicação do dinheiro público".

 

Homenageado Almir Pereira Biriba

Almir Pereira Biriba nasceu em 11 de outubro de 1943, no município de Japaratuba e faleceu no dia 24 de julho deste ano, na capital sergipana. Filho de Plácido Pereira dos Santos e Maria Biriba dos Santos foi casado com Berta Costa Pereira, com quem teve três filhos.

Concluiu o curso Técnico em Contabilidade no de 1967 e graduou-se em Ciências Contábeis em 1976, com número de registro no CRCSE 1.834. Após passar por diversos órgãos da Administração Pública, ingressou no Tribunal de Contas no dia 1º de julho de 1977, quando atuou em várias unidades técnicas, até chegar a ser secretário-geral, aposentando no dia 20 de fevereiro de 1991.

Aposentado, montou o próprio escritório de contabilidade e esteve à frente dos serviços contábeis e de controle interno em diversos municípios sergipanos, tendo como última assessoria a prefeitura do município de Boquim.

Ficou para Alberto Costa Neto, filho do homenageado, a tarefa de representar a família e discursou em nome de todos e agradeceu aos membros do CRCSE pela indicação e ao Tribunal. "Esta homenagem é muito importante para a família, como forma de reconhecimento de todo esforço que ele fez pelo Estado e pelo Tribunal de Contas. Temos muito orgulho disto", disse Alberto, ao lado da mãe e irmãs.

Para o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, a escolha do nome do homenageado honra a classe contábil.

"Ele foi um profissional que dignificou a classe contábil e também o Tribunal. Não poderia ter uma escolha mais apropriada por ele ter sido um homem honrado, profissional sério e merecedor desta homenagem", falou Aécio. ​