NOTÍCIAS

08/03/2019

Assessora jurídica do CRCSE compõe comissão de estudo sobre reforma das normas eleitorais do sistema CFC/CRC`s

No mês de novembro desse ano, os profissionais de contabilidade de todo o país escolherão novos representantes para a renovação de 1/3 dos plenários dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). Para que o pleito ocorra de forma transparente e segura, representantes da Comissão instituída pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) estiveram reunidos em Brasília para revisar e propor a reformulação das Resoluções que dispõem, respectivamente, sobre as eleições diretas para os CRCs e fixa o valor da multa por ausência não justificada.

De acordo com o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, "a comissão, ao revisar as normas eleitorais (Resoluções CFC n.º 1.520/2017 e n.º 1.481/2015), irá propor uma nova resolução para o pleito, que acontece no segundo semestre de 2019". Aécio esclarece, ainda, que os ajustes na Norma serão pequenos: "a resolução está bem consolidada e vem evoluindo bastante".
A comissão de estudo da reforma das normas eleitorais do sistema CFC/CRC`s foi instituída com a finalidade de melhorar a redação dos textos normativos existentes, buscando trazer ao sistema uma maior segurança jurídica para o pleito eleitoral.

A comissão trás uma novidade em sua composição, a presença de uma mulher, a assessora jurídica do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), única presença dos regionais do nordeste.

Para a assessora e advogada Layana Campos Dertônio participar da comissão é motivo de orgulho. "Fazer parte de uma Comissão de Estudo do CFC representando o menor Estado da Federação é extremamente enriquecedor, motivo de orgulho. Acredito que tenha conseguido contribuir para o aperfeiçoamento da norma, trazendo não apenas para o CRCSE, como para os demais Regionais uma maior segurança jurídica às eleições que se avizinham", comentou Layana.

Nas últimas eleições dos Conselhos Regionais, que ocorreram em novembro de 2017, os profissionais renovaram 2/3 dos seus plenários. Totalmente eletrônica, segura e ágil, as eleições realizadas há dois anos trouxeram comodidade para os profissionais que escolheram seus representantes.
Além do vice-presidente de Desenvolvimento Operacional, e da assessora jurídica do CRCSE, participaram da reunião Mário Rogério Marotta (CRCMG), Fernando Eugênio dos Santos (CRCSP), Ângelo Roberto Bozzetto (CRCRS), Rodrigo Magalhães de Oliveira (CFC) e César Buzzin (CFC).

 

Com informações do CFC