NOTÍCIAS

28/05/2019

CRCSE realiza I Fórum Sergipano de Controle Interno

Para abrir com chave de ouro os eventos no recém-inaugurado auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), na última sexta-feira, 24, aconteceu o I Fórum Sergipano de Controle Interno, que reuniu mais de 100 pessoas, entre profissionais e estudantes em busca de atualização sobre o tema.

O evento teve como palestrantes o presidente de Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, que falou sobre ‘O cenário atual da profissão contábil`, a controladora-geral do Estado de Alagoas e presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim que trouxe para os presentes a palestra sobre ‘A transparência e controle na administração pública`, além do painel ‘A atuação do controle interno nas compras e licitações`, ministrado pelo vice-presidente de controle interno do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Minas Gerais, Milton Botelho.

"Foi com grande satisfação que realizamos nosso primeiro evento depois da inauguração do auditório, comprovando que a contabilidade de Sergipe passa por um momento ímpar na sua história, pois ao longo de várias décadas alcançamos conquistas inestimáveis, fruto da união, compromisso e da perseverança dos nossos antecessores. O fórum dá início a vários eventos que realizaremos, na área privada e pública. Precisamos preencher uma lacuna de eventos da contabilidade pública e essa é uma meta do CRCSE", comentou o presidente do CRCSE, Vanderson Mélo.

De acordo com o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, o auditório do CRCSE lotado para a realização do evento mostra como a classe contábil sergipana é participativa. "Durante esses dias de evento em Sergipe percebemos o quanto os profissionais sergipanos são ativos na classe e estão sempre buscando atualização. Falar sobre controle interno é indispensável, levando em consideração que nossa profissão está sempre em desenvolvimento", afirmou o presidente.

A controladora-geral do Estado de Alagoas e presidente Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim enfatizou que poder partilhar experiências com o público sergipano é uma oportunidade de trabalhar em parceria.

"Nos sentimos muito gratos por esse evento, é imensa alegria poder partilhar com nossa experiência no Governo do Estado de Alagoas e a certeza de que podemos trabalhar em parceria. Não podemos ter dúvida que o controle e a transparência é o grande antídoto para combater a corrupção no nosso país", frisou.

Para a contadora do CRCSE, Simone Santana as experiências passadas pelos palestrantes destacaram a importância do controle interno para a profissão. "Um evento ímpar para os órgãos de Controle do nosso Estado. Os palestrantes disseminaram as experiências e destacaram a importância do controle interno para o fortalecimento da gestão Pública. Deixaram claro que ainda teremos muito a alcançar, mas que não podemos desistir e nem fugir dos desafios".

O técnico contábil Vanilzo Ramos que reside na cidade de Frei Paulo e veio até a capital sergipana para participar do evento enalteceu a iniciativa do CRCSE em realizar o evento.

"As palestras foram ótimas, um conteúdo rico em detalhes, essencial para todos os profissionais da contabilidade e para quem trabalha diretamente com o controle interno. A minha vinda a sede do CRCSE para participar do evento só elevou minha alegria em fazer parte de um Conselho ativo e interessado na atualização profissional".

Os alimentos doados como forma de efetivação para inscrição do evento foram doados a Instituição Vó Cidália.